Tinta orgânica x tinta inorgânica

08 d dezembro d 2016

Abertura

As tintas são e deverão ser um tema recorrente em meus posts, pois são um dos principais elementos para a micropigmentação e devemos ter o máximo de conhecimento sobre elas. Irei destacar de forma simples algumas características das tatuagem artística e a cosmética, que é a da micropigmentação. Atualmente, possuímos dois tipos de tinta no mercado para tatuagem: a orgânica e a inorgânica. São várias marcas, sendo que existem muitas importadas, que não são autorizadas pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária no Brasil), mas mesmo assim são muito boas.

Um estudo realizado na Itália apontou que a quantidade de metais na fórmula das tintas varia muito entre marcas e cores e foi sendo alterada com o tempo. Os pigmentos inorgânicos são extraídos de metais e semimetais sólidos que dão diferentes tonalidades à cor da tinta.

Os metais dão diferentes tonalidades na cor da tinta. A palavra “orgânico” confunde as pessoas que chegam a acreditar que eles são compostos por corantes naturais, mas na verdade ele não é nada natural ou saudável. Trata-se de algo artificial, sintético e produzido em laboratório.

Os pigmentos orgânicos dão mais brilho a tinta e também a tornam menos densa, menos pesada e menos prejudicial à saúde. Porém, conferem uma menor resistência a energia luminosa, como a luz do sol e do computador. Ela também tem menos poder de cobertura e custa mais que a tinta inorgânica. Assim, surgiu uma necessidade de unir aos pigmentos orgânicos os pigmentos inorgânicos.

O pigmento inorgânico confere uma maior cobertura da cor, aumenta a proteção e a durabilidade de tinta na pele, assim como diminui o impacto dos fatores corrosivos, como a radiação ultravioleta. Todo pigmento orgânico com maior estabilidade na pele apresenta uma parte de pigmento inorgânico na dose certa.

Termino o texto com mais um alerta: não há tinta hipoalergênica, qualquer uma delas pode provocar uma reação alérgica na cliente. Tenha muito cuidado e faça uma anamnese completa.