Formação adequada diminui erros

15 d maio d 2017

sobrancelha-sem-falha-rosameliaferreira-maquiagem

Tenho uma grande preocupação com a formação dos profissionais. Por isso, sempre abordo o assunto e continuarei levantando essa bandeira, pois tenho percebido o crescimento de erros, alguns até bastante básicos. Um profissional não pode começar a atender sem estar realmente pronto. Entretanto, infelizmente, o mercado tem vários cursos que não garantem uma boa formação.

Ilustrarei o texto com a análise de um caso. Observe a imagem a seguir. Você consegue perceber como as sobrancelhas estão bem diferentes e no final, a cliente ficou com a fisionomia travada?

sobrancelha-com-falha-rosamelia-ferreira

A impressão que temos é de que a pessoa tentou arquear as sobrancelhas, mas não conseguiu executar o trabalho de maneira satisfatória. Recomendo que você treine, incansavelmente, antes de atender o público externo.

A imagem também apresenta falta de simetria, que é a proporção entre as disposições e tamanhos, dentro de um plano. Quando as proporções são iguais, falamos em simetria, quando são diferentes, assimetria. O rosto humano nunca é simétrico. Sempre haverá pequenas diferenças de um lado em relação ao outro. Então, temos que ter um olhar afiado para perceber essas diferenças. Treine seu olhar até chegar um ponto em que você consiga localizar com destreza as diferenças. A dica é fazer uso de jogos que exigem atenção, pode parecer uma coisa simples, e de fato é, mas jogos como sete erros, caça-palavras, quebra-cabeças, olho mágico, enfim, tudo que possa ativar o cérebro e aumentar a percepção visual vão te ajudar muito em seu desenvolvimento. Outra alternativa para desenvolver essa capacidade de observação é usar aplicativos de espelhamento de imagens.

Além de tatuadora cosmética, sou artista plástica e elos anos de prática e dedicação meu olhar está treinado, porém, esses aplicativos ajudam muito a perceber as assimetrias. Consigo ver dois lados esquerdos juntos e dois direitos, permitindo ver as diferenças com facilidade.

Seguir os padrões de marcação de sobrancelhas é uma coisa comum e que em diversas vezes funciona, mas você precisa saber adaptar este modelo, não existem rostos iguais ou mesmo simétricos para que a técnica funcione por padrão em todas as pessoas. Outra dica importante crucial para os profissionais é riscar, suavemente, a sobrancelha antes de pigmentar ou depilar. Use um espelho voltado para cliente para visualizar as diferenças através do espelho e executar as devidas adequações, se necessário. Com essas dicas, as chances de erros são reduzidas, mas lembre-se sempre de treinar e aperfeiçoar a sua técnica antes de conquistar clientes.

Estudar sempre é a melhor recomendação. A maior propaganda é a boca a boca e erros podem comprometer sua reputação no mercado, podendo acabar com a carreira ainda no início. Espero ter contribuído e aguardo os comentários de vocês.