Fidelizando clientes

17 d novembro d 2016

fidelizaçãodeclientes

Quero começar esse texto com uma pergunta: o que você faz para fidelizar seus clientes? Já abordei esse assunto anteriormente, mas agora quero ir mais a fundo. Sempre estamos buscando novos clientes, mas manter os antigos também é parte fundamental de qualquer negócio.

Muitos acreditam que dar descontos é suficiente para manter a pessoa ligada ao seu trabalho, mas isso não é uma verdade. Claro que todos gostam de um desconto (quem não gosta, não é mesmo?) e também utilizo dessa técnica, mas você deve ir muito além. Selecionei algumas dicas que considero fundamentais para se criar um relacionamento duradouro.

  • Tenha um atendimento impecável: não preciso nem reforçar que ninguém gosta de ser mal tratado, por isso, preze muito pelo treinamento de sua equipe e seja sempre gentil e cordial, mesmo nos maus dias. Sempre se coloque no lugar da pessoa e seja quem ela gostaria de conversar e se relacionar.
  • Faça o sentir especial: pequenos gestos ajudam a aproximar o cliente, como ligar no dia de seu aniversário, parabenizar por uma conquista, etc. Na hora de cadastrá-la, anote essas informações que poderão ser valiosas.
  • Mantenha contato: caso vocês não tenham contato há algum tempo, mande uma mensagem ou faça uma ligação. Tudo muito respeito e sem ser insistente. Esse contato deve demonstrar carinho e consideração.
  • Seja honesto: seja claro e ético quanto aos resultados de seu trabalho, mesmo que surja um fator que impossibilite a sessão de micropigmentação. Isso afetará diretamente na confiança da cliente e você.
  • Seja flexível: imprevistos todos nós passamos. Procure solucionar questões de agenda e desmarcações, mas nunca ultrapasse o limite que pode atrapalhar seu negócio. O bom-senso deve sempre ser seu guia.
  • Honre seus compromissos: só prometa o que possa cumprir para não criar expectativas e frustrações, além de evitar questões judiciais.
  • Peça um feedback: sempre que possível, peça para as clientes te darem um feedback. Isso é uma forma de identificar falhas e melhorar todo o processo de seu estúdio.

Espero que essas dicas ajudem você a entender e a valorizar a sua relação com seus clientes. Tanto os novos quantos os antigos merecem atenção e um cuidado especial.