Câncer e micropigmentação

13 d outubro d 2016

wew

Muitos profissionais da área de micropigmentação desconhecem a forma correta de agir quando se trata de um cliente que possui um câncer ou já superou a doença. Não sabem se podem realizar o procedimento, quais são as restrições, etc. Irei abordar um pouco sobre esse tema neste post.

Primeiro, quero esclarecer o que é câncer: nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células malignas. Elas invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar por todo o corpo e, quando isso acontece, denomina-se metástase. As células se dividem rapidamente e tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, formando tumores que são o acúmulo de células cancerosas ou neoplasia maligna.

O tratamento mais indicado para ele é a quimioterapia, que gera como efeitos colaterais a queda de cabelo e de todos os pelos do corpo. Além disso, a imunidade da pessoa fica muito frágil tornando a vulnerável a adquirir diversas doenças e infeções.

Mas o que isso tem a ver com a micropgimentação?

Muitos pacientes procuram o procedimento como uma solução para a queda da sombrancelha e cílios, porém sua saúde física e emocional está muito debilitada. Alguns desejam realizar a sessão ainda estão no ciclo da quimioterapia, o que pode trazer mais complicações.

Por isso, contraindico fortemente a realização da micropigmentação em pacientes que estão em tratamento de quimioterapia. A pessoa estará sujeita a um desgaste psicológico dependendo do resultado (lembre-se: o tempo de cicatrização é demorado e pode frustrar algumas pessoas) e a doeças bacterias ou viróticas.

Seja paciente, explique com carinho e cuidado o porquê optou por não fazer a micropigmentação, mas que estará a disposição quando a pessoa estiver 100%!

Ficha de anamense

Os dados sobre câncer e outras doenças importantes devem constar na ficha de anamnese para que você não corra riscos. Fiz um especial no meu canal que aborda todos os itens que devem estar presente para resguardar o profissional de micropigmentação.

Acesse e confira! http://bit.ly/rosa-youtube