Biossegurança na micropigmentação

03 d novembro d 2016

bio

 Ao longo dos meus vídeos e textos venho falado sobre a biossegurança de uma forma leve, explicando como deixar seu espaço higienizado e o que deve ser feito a troca de cada cliente. Hoje, quero destacar esse tema de extrema importância para nossa profissão. Primeiro, precisamos entender que a biossegurança são conjuntos de ações com o objetivo de proteger o trabalhador, preservar o local e minimizar o risco de contaminação de aparelhos e locais por agentes que podem prejudicar a saúde do profissional e de seu cliente. Ou seja, são aqueles cuidados que devemos ter para evitar a proliferação de vírus e bactérias em nosso ambiente de trabalho.

Os seus pilares podem ser resumidos em limpeza, desinfecção e esterilização. Lembre-se: todo o estúdio deve passar por essas etapas a cada troca de cliente. Se você acompanha meus vídeos, você deve ter visto as dicas que passei sobre essas etapas e quais produtos considero eficaz.

Quero expor e explicar alguns pontos necessários para assegurar a biossegurança:

  • Não utilize plástico para encapar fios, computadores, etc. Eles tendem a acumular sujeira e podem gerar malefícios à saúde. Além disso, não tem como ser esterilizado a cada cliente, o que se torna mais um problema.
  • Utilize algum produto esterilizando em todo o seu espaço antes de iniciar cada sessão. Limpe a cadeira, a bancada, os fios em suma, tudo que não será descartado.
  • Jamais reutilize materiais que devem ser descartados, o risco de contaminação é altíssimo e você poderá enfrentar até complicações jurídicas.
  • Você também deverá ter muito cuidado com a forma que irá descartar o seu lixo. Não utilize sacolas furadas e tome cuidado ao jogar fora objetos cortantes, embale-os bem!
  • O micropigmentador deve estar sempre paramentado com os equipamentos de segurança como avental, luvas, óculos de proteção, etc. Eles são itens indispensáveis.

Acredito que essas dicas poderão te ajudar e garantir a segurança de sua saúde e de seu cliente. Ter conhecimentos sobre esse tema, te faz um profissional mais confiável e preocupado com o bem-estar de seus clientes.